segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ampla chapa liderada pela UJS vence Congresso da UEP


Vic, a nova presidente da UEPUma ampla coalizão de forças atuantes no movimento estudantil pernambucano compôs a chapa "Agora Só Falta Você", que venceu com 212 votos o 37º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto (UEP) e elegeu a estudante de direito da Universidade Federal de Pernambuco Vírginia (Vic) Barros como presidente da entidade.

Desta frente, liderada pela UJS, participaram também a CNB, a DS, a JPPL, a JPSB (cujo movimento chamava "Madeira de Lei"), a Via Alternativa e Geração Estudantil.

A chapa "Ousar Lutar", composta por estudantes ligados às correntes AE e Mudança obteve 43, enquanto a "Rebele-se", ligada ao PCR, ficou com 28 votos.

"Esse congresso se tornou histórico não semente pela data, porque reverenciamos o nosso passado mas sempre com vistas a lutar no presente e transformar o futuro. Isso esteve muito presente na demonstração de maturidade do movimento estudantil de Pernambuco, a partir da construção da chapa "Agora Só Falta Você" que uniu diversos setores", declarou Vic Barros.

A presidente eleita também falou dos desafios no próximo período. "A atuação na conferência nacional de educação, o enfrentamento da crise e a busca por mais avanços para o país e para Pernambuco são os elementos que forjaram essa unidade.Esse sentimento ficou muito evidente. É hora de pisar no acelerador e exigir mais avanços".

O Congresso, realizado em Petrolina, às margens do Rio São Francisco, teve as presenças de importantes figuras da política pernambucana, como o prefeito da cidade, Julio Lóssio (PMDB), o secretário de governo do estado, Valdemar Borges (PSB), o reitor da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Prof. Dr. José Weber Freire Macedo. Também acompanharam evento a ex-prefeita de Olinda Luciana Santos, os deputados estaduais Luciano Moura e Nélson Pereira, além do prefeito de Juazeiro (BA) Isaac Cavalcante, todos do PCdoB.

A lembrança dos quarenta anos do atentado que vitimou o estudante Cândido Pinto, então presidente da UEP, foi uma das marcas do Congresso. Outro ponto alto foi o lançamento da revista comemorativa dos 65 anos da UEP, que teve a presença de ex-presidentes da entidade Pedro Lorentino, Anne Cabral, Geraldo Villar, a irmã de Cândido Pinto e o irmão Demócrito de Souza Filho, ex-secretário-geral da UEP no período do Estado Novo.

Fernando Borgonovi

Nenhum comentário: