sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Dez anos do Coneb de Viçosa

por Luciano Rezende*

Parece que foi ontem. O célebre Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da UNE realizado em Viçosa acaba de fazer dez anos (27, 28 e 29 de novembro de 1998). Uma data que pode ter passado despercebida para alguns, mas que certamente tem um significado especial para muitos.

Até hoje os habitantes desta pacata cidade do interior da zona da mata mineira recordam daquela “invasão” de estudantes oriundos de todas as partes do Brasil e de suas bandeiras subversivas. Em frente à casa do ex-presidente Arthur Bernardes os transeuntes assistiam intrigados a disputa pelo espaço entre dois ipês onde se viam as bandeiras da Liga Bolchevique Internacionalista (a LBI) e do Partido da Causa Operária (PCO). Por toda a universidade bandeiras vermelhas e azuis ditavam a tonalidade dominante daquele multicolorido evento. Muitas lembranças de uma atividade que marcou época.

Passados dez anos outro Coneb se aproxima. Dessa vez numa grande metrópole (Salvador) em outras circunstâncias e num momento político bem diferente. O próprio nome do atual movimento “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”, lançado pela UJS no mês de novembro, carrega em cada letra a tinta do aprendizado extraído daquele Coneb de dez anos atrás.

Se em 1998 vivíamos um período de resistência ao desmonte da universidade pública e de oposição à dilapidação do patrimônio público levado a cabo por Fernando Henrique Cardoso, o momento atual é diferente e se impõe “correr atrás do prejuízo” decorrido dos acintosos anos neoliberais que açoitaram o país e de forma unitária pressionar por mudanças progressistas que apontem para a novidade que reivindicamos. O novo não cairá do céu de mão beijada.

De 1998 sobraram muitas avaliações, balanços e análises. Nem todas convergentes. Mas de uma coisa não temos dúvida: o movimento estudantil, e conseqüentemente todas as forças políticas que democraticamente o compõe, crescem imensamente nesses grandes acontecimentos em que todos são convocados a responder à altura as grandes exigências de sua época. Depois que assimilamos o golpe podemos olhar para trás e ver o quanto aprendemos com certas derrotas.

O Coneb de 2009 também passará à história. Seu legado igualmente importante terá outra natureza. Ainda mais avançada e certamente vitoriosa.

Hoje a UNE goza de mais estrutura, experiência e organização para promover mais e melhores eventos dessa dimensão. Tanto é verdade que esse próximo Coneb precede outro grandioso evento que é a Bienal da Arte, Ciência e Cultura e da própria Trienal da OCLAE.

A militância da UJS deve sentir orgulho de fazer parte dessa história que a cada ano registra um novo capítulo. Cada um mais belo que o outro. Orgulho que deve ser acompanhado de um sentimento de responsabilidade para garantir o êxito dessas iniciativas.

De igual maneira, para aqueles que já participaram desses fóruns é quase que proibido se manter alheio a esse chamado feito pela UJS que convida os estudantes a integrarem o movimento “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”. Mesmo que não estejamos mais freqüentando as salas de aula é uma convocação coletiva para arregimentar jovens lideranças e ajudar a promover as convicções mais latentes desses novos combatentes que só irão se despertar participando desses grandes eventos, assim como aconteceu com cada um de nós tempos atrás.

A expectativa é de que cada estudante que for a esse Coneb, mesmo que não seja delegado, no mínimo volte mais disposto a mergulhar de cabeça na escola do movimento estudantil. E em 2019 certamente irão relembrar com orgulho de um tempo em que ele protagonizou grandes debates em defesa de uma universidade e de um país melhores.

Assim sendo, mesmo toda aquela geração que esteve no Coneb de Viçosa terá mais um motivo para ajudar na mobilização de uma nova leva de delegados que escreverá uma história diferente daquela: ainda mais ampla e unitária para fazer nascer a novidade.

Mais uma vez os estudantes da Universidade Federal de Viçosa estarão presentes. Desta vez não mais como os anfitriões, mas como delegados e observadores que recordam dos dias em que deram uma grande contribuição na redação da rica história da União Nacional dos Estudantes.


*Luciano Rezende, Engenheiro Agrônomo, mestre em Entomologia e doutorando em Genética. Foi dirigente do DCE da UFV, Presidente da ANPG e do Secretariado Executivo da OCLAE.

Nenhum comentário: