sexta-feira, 26 de junho de 2009

Chapa "Unidade na Diversidade" vence eleições para UNE com 60% dos votos na UnB






A chapa "Unidade na Diversidade", composição que uniu militantes do movimento "Da unidade Vai Nascer a Novidade", do movimento "Kizomba" (ligado à DS, corrente do PT) e da JSB, venceu com ampla maioria dos votos a eleição de delgados ao Congresso da UNE na Universidade de Brasília, uma das principais do país. Com 541 votos, ou 60,3% do total, conquistou 11 das 18 vagas possíveis, suplantando outras quatro chapas.
As outras concorrentes foram "Até quando esperar", ligada ao PSOL, que conseguiu 170 votos e elegeu 3 delegados; "Pra fazer a UNE diferente", representando a corrente Articulação de Esquerda, chegou a 132 votos e 3 delegados; "Adeus UNE. Agora é luta", do PSTU, que atingiu 31 sufrágios e obteve 1 delegado; e "AJR - Reconstruir a UNE pela base", do PCO, que não elegeu delegado e obteve 23 apoiadores. Foram 61 os votos em branco e 15 os nulos.

Para Leandro Cerqueira, presidente da UJS no Distrito Federal, a eleição mostrou a força da UNE na universidade e derrotou forças que jogaram contra o processo congressual. "A eleição contribui em grande medida para reforçar o caminho que UNE vem trilhando dentro da UnB. A entidade esteve presente na ocupação, na derrubada do reitor, na caravana de saúde. O prestígio da UNE já havia se refletido no Coneb, com participação expressiva de Centros Acadêmicos da UnB. A principal derrotada foi a AE que optou por um caminho de esvaziamento do processo eleitoral, o que foi rechaçado pelos estudantes", afirmou.

Divisionismo derrotado

As tentativas sectárias e divisionistas também perderam, o que fica nítido pelo desempenho eleitoral para lá de tímido da chapa "Adeus UNE". Tatiane Gomes, estudante Serviço Social da UnB e diretora da UNE, avalia "que a universidade não concorda com os posicionamentos sectários, que não constroem a entidade. Isso ficou muito claro com o não reconhecimento da campanha que fizeram contra o fórum da UNE".

"Esse movimento que eles procuram fazer, de dividir o movimento estudantil, não angariou representatividade na UnB, os debates deles não pautaram a eleição. O que se viu foi apenas um posicionamento anti-UNE, que foi completamente rechaçado pelos estudantes", completou Tatiane.

Weverton Brasil, estudante de Ciências Sociais e delegado eleito, também viu o pleito como uma resposta dos estudantes a favor da UNE. "Foi uma vitória para o movimento estudantil, com a UNE cada vez mais reconhecida e fortalecida na Universidade de Brasília".

Fernando Borgonovi

Um comentário:

Luciana Lopes disse...

Força que crsce no Planalto Central. Aqui é a galera do Distrito Fedral.
Parabéns a moçada da UNB.