sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Caravana de Saúde encerra com debate na UnB

Último debate da Caravana reúne ministros da Educação e Cultura na UnB

Estiveram presentes também a presidente da UNE, Lúcia Stumpf; o secretário Nacional de Juventude, Beto Cury; o representante do Ministério da Saúde, Francisco Campos; o presidente do Conjuve, Danilo Moreira e o vice-reitor da UnB, João Batista

Logo após a audiência com o presidente Lula, os caravaneiros seguiram rumo ao auditório 9 da UnB para o último debate da expedição. De carona no ônibus que percorreu mais de 30 mil quilômetros por todo o Brasil, o ministro da Educação, Fernando Haddad, o ministro da Cultura, Juca Ferreira e o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury.

No trajeto, os caravaneiros conversaram com as autoridades sobre os temas que permearam o debate que aconteceu em seguida, como a meia-entrada, ampliação das universidades públicas e regulamentação do ensino superior, além de um balanço sobre o que a Caravana encontrou pelo País.

Já na UnB. a presidente da UNE abriu o debate saudando todos os caravaneiros pelo trabalho e reforçou a grandiosidade e ineditismo da iniciativa. "Foram mais de cem dias na estrada; passamos por mais de 30 universidades, 165 mil estudantes participaram de nossas atividades, disponibilizamos cerca de 2 mil testes de HIV, realizamos 57 debates. Nesse período ouvimos a opinião dos estudantes brasileiros sobre temas que circundam nosso universo, como drogas e aborto, entre outros, e que será refletida em nossa pesquisa comportamental", adiantou.

"É emblemática a presença dos caravaneiros da UNE aqui na UnB. É um marco para nós receber o encerramento de uma expedição inédita e tão relevante para a juventude deste País", saudou o vice-reitor da universidade, professor João Batista.

O Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, reafirmou a declaração de Lúcia, parabenizando a escolha da temática. "O tripé: saúde, educação e cultura é fundamental para a formação dos jovens e para a construção de um Brasil soberano e desenvolvido".

"Saúdo o fim desta caravana por seu significado histórico", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad. "Vocês resgataram a unidade desses temas baseados na interdisciplinaridade. Viemos ao encontro da UNE e acolhemos as reivindicações dos estudantes, que são legitimas, como a questão da ampliação às universidades públicas e combate à desnacionalização da Educação, pontos importantes no que diz respeito ao ensino levantados durante a Caravana".

Danilo Moreira, presidente do Conjuve, assinou embaixo. "A Caravana da UNE renova uma tradição. Tradição do movimento estudantil de passar em sala de aula. Os contatos nas universidades foram instrumentos mantidos e revigorados com esta iniciativa. A UNE mais uma vez se renova, levando questões de saúde, comportamento juvenil e de políticas públicas para serem debatidas sob a ótica da juventude, dentro de seu espaço, a universidade".

Sobre a cultura, item fundamental nesta Caravana, Juca Ferreira foi enfático quando finalizou: "O Estado deve prever condições de acesso à cultura para todos. Tratamos cultura como fato simbólico, direito de cidadania e parte importante da economia. As entidades estudantis constroem em parceira com o Ministério o conceito de fomento à cultura. Só assim poderemos assegurar o acesso a bens culturais. A carteira do estudante cumpre esse papel e, por isso, é preciso extinguir de vez a MP 2208/01, que desregulamentou a emissão do documento. Além disso, saúdo aqui a idéia de um documento único emitido pela Casa da Moeda".

E hoje ainda tem Caravana na UnB. No período da tarde acontecem oficinas de circo, exibições de filmes, intervenções artísticas, apresentações culturais, exposição dos projetos de extensão da UnB, vinculados à Saúde, além da realização de pesquisa qualitativa sobre o perfil dos estudantes universitários. As ações de Ssaúde, promovidas pelo Ministério da Saúde, também constarão da programação. À meia-noite, será o encerramento cultural, com a apresentação da banda Nação Zumbi.

Caravana em números

28 caravaneiros.

27,5 mil km percorridos até Brasília, com 32 km que serão completados até SP.

109 dias de viagem.

Mais de 30 universidades.

26 Estados do Brasil mais o Distrito Federal.

57 debates.

165 mil pessoas participaram de, no mínimo, uma atividade da Caravana.

1600 testes rápidos de HIV, com sete casos positivos (BA - 1; PB - 2; MS - 1; RJ – 1; MA – 1; ES - 1).

2000 pessoas se vacinaram contra a rubéola.

Mais de 400 doações de sangue.

Cerca de 800 pessoas se cadastraram para doação de medula óssea


Fonte: Estudantenet

Nenhum comentário: