sexta-feira, 28 de novembro de 2008

DCE da UFPI apresenta a Novidade

A chapa "Saudações a quem tem coragem", com participação do Movimento Da Unidade vai nascer a Novidade, obteve 1.884 votos e venceu as eleições para o DCE da Universidade Federal do Piauí (UFPI), derrotando a chapa "Quem sabe faz a hora" (1.474 votos), ligada ao PSTU.

Os jovens venceram o processo eleitoral, realizado nos dias 19 e 20 de novembro, com a proposta de atender as necessidades dos estudantes, abrir canais de comunicação com a reitoria e, principalmente, levar o movimento estudantil para além do campus universitário.

A ampla chapa, composta por 53 estudantes de todos os centros de ensino da universidade, mobilizou a todos. A diversificação de atuação vai garantir o contato com todos os cursos oferecidos na instituição. "Pensamos numa pluralidade. O DCE deve ser um espelho desta diversidade que existe na UFI. Os membros da chapa são pessoas que, a partir de sua vivência cotidiana em cada curso, podem apontar os problemas e as soluções para tentar transformar realidade da universidade", argumentou Cássio Borges, Diretor da UNE e futuro coordenador de Planejamento do DCE.

Uma das preocupações é o pouco interesse dos estudantes da universidades em atividades do gênero. Dos mais de 15 mil alunos da UFPI em Teresina, apenas 3.358 participaram do processo eleitoral.

Cássio Borges atribui o desinteresse nas eleições do DCE, ao distanciamento do DCE com os estudantes na última gestão. Segundo ele, o DCE é visto por parte dos jovens apenas como órgão que confecciona a carteira de estudante. "Falta envolvimento com os estudantes".

Os membros da chapa vencedora fizeram oposição à atual gestão e prometem mudar a atuação e a imagem do Diretório. "O DCE é um mediador dentro da UFPI, representa o ponto de vista do estudante sobre a universidade", explica o jovem.

Para o próximo coordenador de Formação Política da entidade, Everton Feitosa, "falta conectividade entre o DCE e a realidade dos estudantes. O diretório esteve longe da luta dos estudantes".

Sobre a atuação mais ampla do movimento estudantil, Cássio Borges enfatizou que a pesquisa e a extensão na Universidade devem ser pautada nas demandas sociais. "A luta não vai se restringir dentro da universidade, vai se somar a uma luta do movimento estudantil para mudar a vida de uma forma geral. O papel do movimento é transformar a sociedade e o país".

Entre as prioridades da nova gestão está o debate sobre a Reforma Universitária. "Nossa chapa vai defender uma reforma que sirva para os interesses dos estudantes. Universidade Pública gratuita e de qualidade, que valorize ensino, pesquisa e extensão. Financiada com recursos públicos e autonomia universitária", defendeu Everton.

A Comissão Eleitoral tem a partir das eleições, 15 dias para convocar o Conselho de Entidade de Base, formado pelos Centros Acadêmicos, para que seja empossada a nova Chapa.

Do Piauí, Ismael Oliveira

Nenhum comentário: