quinta-feira, 30 de abril de 2009

Da Unidade Vai Nascer a Novidade acelera mobilização em campanha disputada no PR

A campanha para os Congressos da União Paranaense dos Estudantes (UPE) e da UNE está pegando fogo. Mais de quarenta universidades já realizaram eleições e o processo de mobilização segue crescendo a cada dia.

A disputa está bastante acirrada, o que exige muita disposição das lideranças e ressalta a presença e a força do movimento estudantil naquele estado.

Nesse momento decisivo, tem chamado atenção a determinação da militância do movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade". Na sexta feira passada, na eleição dos delegados da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das principais do local, a chapa "Da Unidade" soube superar todas as dificuldades e obteve um expressivo resultado: 939 votos contra 34 da chapa adversária, elegendo todos os 17 delegados possíveis.

Arilton Freres, dirigente da UJS e coordenador do movimento no estado, destaca a garra dos militantes como principal fator da campanha. "Veja, a campanha está bastante disputada, o que demonstra a vitalidade do movimento. As dificuldades a superar são várias: falta de recursos financeiros, o número de cidades e universidades a serem atingidas e outras coisas. O que temos tido muito - e precisaremos ainda de muito mais - é disposição, garra, força de vontade e forças das ideias para trazer mais estudantes para a luta por um estado e uma educação melhores", salienta.

A UPE, fundada em 1939, é a segunda entidade estudantil mais antiga do país, atrás apenas da própria UNE, e fará seu Congresso nos dias 13 e 14 de junho, em local ainda não definido. Mas o trabalho da militância não termina por aí. "Nosso desafio é eleger a maior e mais politizada bancada do Paraná para os Congressos da UPE e da UNE. É um processo "casado", que exige concentração total até julho, em Brasília, no 51º Congresso da UNE", conclui Arilton.

Nenhum comentário: