terça-feira, 12 de maio de 2009

Ampla aliança vence as eleições do DCE da Universidade de Passo Fundo (RS)

Uma ampla aliança de diversos setores do Movimento Estudantil venceu, no último dia 07/05, as eleições do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Passo Fundo, no RS. Há mais de 5 anos o DCE era comandado por segmentos ligados ao DEM e tiveram gestões marcadas pela apatia diante dos aumentos de mensalidades, bem como dos demais debates acerca dos rumos da Universidade. Devido a isso, diversos segmentos do movimento estudantil da universidade se uniram com o objetivo de construir um DCE que participe dos principais debates da UPF e que fortaleça a capacidade de organização e a força dos estudantes da Instituição.

“Essa vitória é o reflexo do sentimento dos estudantes da UPF que querem um DCE que os represente de fato”, afirma Bibiana Sanches, tesoureira da chapa vencedora.

As eleições ocorreram no último dia 07/05 em toda a UPF, que possui 7 campus nos municípios de Passo Fundo, Carazinho, Sarandi, Soledade, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões e Casca. A Instituição tem cerca de 20 mil alunos matriculados de toda a região norte do estado.

O presidente eleito do DCE, o estudante de Educação Física Antonio Antunes, afirma que “o único beneficio que a entidade concedia aos alunos eram festas e uma carteirinha que pouco contribuía na vida dos estudantes” e complementa: “queremos construir um DCE que possa contribuir com a formação acadêmica dos alunos, defendendo e agindo no sentido de garantir melhores condições para que os acadêmicos possam participar de seminários, congressos e demais atividades que qualifiquem a sua formação”.

As eleições do DCE da UPF ocorreram com o acompanhamento do vice-presidente da UNE para o Rio Grande do Sul, o ex-aluno da UPF e estudante de História da UFRGS Mateus Fiorentini. Ele afirma que “o DCE da UPF é muito importante para o movimento estudantil do estado e agora será comandado por estudantes profundamente comprometidos com a defesa da qualidade do ensino superior bem como do caráter público das Universidades Comunitárias”.

Concorreram ao DCE da UPF duas chapas: a chapa 4 “RENOVAÇÃO”(ligada aos Democratas), que contabilizou 2273 votos, e a chapa 2 “SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM”(composta por estudantes ligados a UJS, PDT e lideranças de Centros e Diretórios Acadêmicos e de diversos cursos da UPF), que totalizou exatos 3000 votos, num universo de 5297 votantes. A nova diretoria, que assume nos próximos dias, dirigirá o DCE da UPF por uma gestão de dois anos.

Nenhum comentário: