quarta-feira, 6 de maio de 2009

Maio, mês decisivo nos rumos da campanha ao Congresso da UNE

O mês de maio é definidor para a campanha do 51º Congresso da UNE. É nesse mês que se concentram grande parte das eleições nas maiores universidades e mesmo alguns congressos de entidades estaduais. Estar bem situado na batalha significa combinar o tempo de montar comissões de estudantes e atingir mais universidades com realizar os processos eleitorais e impedir que todos se acumulem para as últimas semanas.

Por isso, a palavra de ordem é intensificar a mobilização. Para dar conta de construir a maior campanha da história de um Congresso da União Nacional dos Estudantes, desafio lançado para o movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade", é preciso dar ainda mais volume à campanha nos estados, atingindo número crescente de universidades e estudantes.

Plenárias do movimento

Nessa fase da campanha, quando muitos contatos já foram estabelecidos e os processos eleitorais estão em andamento, é necessário contagiar os estudantes com o "clima" do Congresso.

Logo, é tarefa imediata realizar atividades que reúnam os componentes das chapas construídas para debater as propostas do movimento e promover a integração das bancadas. É bom, para criar o "clima", que os estudantes vejam que são participantes de algo maior, que abrange muitas universidades. Da mesma maneira, todos têm que saber que as propostas do movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" não vêm de algumas pessoas apenas, mas são construídas também com a contribuição de quem está participando do processo atual.

Contatos

Desde já uma dos desafios do movimento é manter contato constante com os apoiadores. Para tanto, telefone, endereço e mail dos delegados, suplentes e observadores são informações valiosas. É preciso concentrá-las no (a) responsável por mobilização, além de enviá-las para a coordenação nacional do movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade", pois um banco de dados geral será montado. Os contatos devem ser enviados aos responsáveis pela mobilização ou comunicação do movimento, Ossi Ferreira e Fernando Borgonovi, respectivamente.

Volume de Campanha

Outro aspecto importante para uma campanha bem sucedida é o investimento em materiais. Criar volume nas universidades, através de panfletos, adesivos e cartazes são ferramentas fundamentais para a construção de uma vitoriosa mobilização.

Essa movimentação nas universidades deixa o estudante mais ligado nas eleições e aumenta o engajamento de todos na campanha, além de divulgar as propostas defendidas pelo movimento.

De São Paulo,
Fernando Borgonovi

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