sexta-feira, 15 de maio de 2009

Congresso da UNE: 'De Que lado' vence eleições na PUC Minas

O Movimento “De que lado você samba?” – ampla frente formada pela União da Juventude Socialista (UJS), Kizomba e estudantes ligados aos CAs e Das – venceu nesta quarta-feira (13) as eleições realizada na PUC-Minas para o Congresso Nacional da UNE, obtendo 75,5% dos votos válidos. Com esta porcentagem, o movimento indicará 18 dos 24 delegados que irão representar a universidade no 51º Conune e 36 dos 48 delegados para o 41º Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG).

“É importante ressaltar o nosso trabalho à frente das entidades estudantis na PUC. Os estudantes nos conhecem, sabem que nosso trabalho é sério e que estamos mudando a vida estudantil de cada um aqui dentro, buscando cada vez mais a participação dos estudantes. Foi histórica essa eleição”, afirma Angélica, diretora do DA de Serviço Social. A eleição dos delegados na PUC-Minas para o congresso da UNE antecedeu em duas semanas a eleição do DCE, marcadas para os próximos dias 27 e 28 de maio.


Após o encerramento da apuração, a comissão eleitoral divulgou todos os resultados: foram 2214 votos, sendo que a Chapa 1 (De que lado você samba?) recebeu 1672 votos (75,5%); a Chapa 2 (PDT e PSDB) 347 votos (15,7%) e a Chapa 3 (PCR) 190 votos (8,6%). Os votos nulos e brancos representaram apenas 0,3%.

Segundo os estudantes envolvidos, a mobilização em Minas Gerais para o 51º Conune está a todo vapor. Já foram eleitos cerca de 200 delegados em todo o estado, sendo que o movimento “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” elegeu cerca de 60% dos delegados. Demonstrando força e unidade, em todas as IES onde ocorreu disputa em Belo Horizonte o movimento obteve vitórias sempre com percentuais acima de 65%.

As próximas duas semanas serão importantes para a mobilização. A meta do movimento é eleger 100 delegados ao congresso da UNE, por semana, chegando a 300 em todo o estado. O movimento tem tido presença garantida e destacada nas grandes universidades de Minas, estando em todas as doze federais e nas maiores particulares.

“Nós somos o movimento que mais mobilizará estudantes ao 51º Congresso da UNE. Construímos nos últimos meses diversas atividades no estado, plenárias, festas e ainda faremos mais para envolver e politizar os estudantes de Minas Gerais para uma das maiores participações em congressos da UNE”, comemora a presidente da UJS-Minas Gerais, Viviene Adriana.

Para o 41º Congresso da UEE, a UJS Minas Gerais lançou o movimento “Quero uma balada nova!”, que pretende ter grande participação com cerca de 700 delegados, a maior bancada de todos os tempos. “O nosso movimento irradiará as Universidades de Minas Gerais. Vamos lançar uma plataforma educacional no congresso da UEE para a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação. Vamos sair em caravana em todas as regiões do estado”, convoca a diretora da UEE Minas, Luiza Lafetá.

De Belo Horizonte,
Péricles Francisco

Nenhum comentário: