quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estudantes mato-grossenses ocupam reitoria pelo fim do vestibular

No dia 11 de Maio, mais de 1000 estudantes secundaristas e universitários ocuparam a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) para pedir o fim do vestibular.

Os estudantes levaram faixas e bandeiras pedindo que o vestibular seja seriado, como é a proposta das entidades estudantis, e que esse novo exame seja acompanhado da reserva de vagas para alunos de escolas púlicas.

Segundo o diretor da UNE Pablo Rodrigues, "qualquer proposta que supere o modelo atual de acesso à universidade é bem-vindo".

Rarikan Heven, diretor da UBES, salientou que "essa foi a terceira atividade da UBES relacionada ao vestibular no estado. Estamos construindo um movimento que não vai parar até conseguirmos uma universidade com acesso democrático".

Durante o ato, os estudantes liderados pela UBES adentraram a reitoria para levar suas propostas, sendo que a reitora demonstrou simpatia por várias delas.

A manifestação foi organizada pela UBES, UNE, ACES (Associação Cuiabana dos Estudantes Secundaristas) e a AME (Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas) e pelos grêmios estudantis que, em sua maioria, são favoráveis à proposta da UBES de vestibular seriado.

Nenhum comentário: